Sobre Marina Vianna

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Doutorado em Teatro do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO. Início em março de 2007. Defesa marcada para novembro de 2011.

Mestrado em Teatro do Programa de Pós-Graduação em Teatro na UNIRIO, concluído em junho de 2006. A dissertação “O palco como expressão de identidades culturais: teatro com jovens na periferia”, orientada pela Professora Doutora Beatriz Resende, foi examinada pela banca constituída ainda pela Professora Doutora Ana Maria Bulhões (UNIRIO) e pela Professora Doutora Ilana Strozenberg (UFRJ) e aprovada com nota 10, conceito A, com louvor e indicação para publicação.

ATIVIDADES ARTÍSTICAS

Trabalhos recentes como atriz

- Concerto para 4 vozes e alguma memória, de André de Leones, direção de Cristina Moura. Programa “Nova dramaturgia Brasileira”, Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília em maio de 2011.

- Devassa – segundo “A Caixa de Pandora” (LULU), de Frank Wedekind. Direção de Nehle Franke. Com a Cia dos Atores. Espaço-SESC/ Mezanino, Rio de Janeiro, de junho a agosto de 2010.

- A Máquina de Abraçar, texto de Jose Sanchis Sinisterra, direção de Malu Galli. Setembro a novembro de 2009, no Espaço anexo ao Teatro Tom Jobim, Jardim Botânico. Janeiro e fevereiro de 2010 na Sala Fernanda Montenegro no Teatro Leblon, Rio de Janeiro.

- Fitz Jam, Texto e direção de Pedro Bricio a partir do conto “O diamante do tamanho do Ritz Carlton Hotel”, de F. Scott Fitzgerald em trabalho colaborativo com os atores. Espaço- Sesc, abril e Teatro Cia dos Atores em junho de 2008.

- Fim de Partida, texto de Samuel Beckett, direção de Pedro Brício, Mezanino do Espaço-Sesc, maio de 2007.

- Traço-obs,- ensaio sobre Medéia, texto e direção de Fábio Ferreira. Espaço-Sesc Copacabana, abril de 2007.

- Conjugado, direção e dramaturgia de Christiane Jatahy. Sala Tallers, Teatro Nacional da Catalunha, no Festival Internacional de Teatro Latinoamericano de Catatalunya – ULLS 2006. (13 e 14 de setembro em Barcelona.)

- A Incrível Confeitaria do Sr. Pellica, texto e direção de Pedro Bricio. Teatro Glória, novembro de 2005.

- A falta que nos move ou todas as histórias são ficção, direção de Christiane Jatahy. Estréia no Mezanino do SESC-Copacabana, abril de 2005, seguindo temporada, em junho, no Teatro Sérgio Porto e em julho participa do Festival de Inverno promovido pelo SESC-RIO, em Teresópolis e Nova Friburgo. Em outubro de 2005, cumpre temporada no Parque Lage. Em julho de 2006, o espetáculo se apresenta no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto; em setembro desse ano participa do (Cena Contemporânea) Festival de Teatro de Brasília. Em novembro se apresenta no Festival de Teatro de Recife e segue temporada no SESC-Avenida Paulista, em São Paulo. Em maio de 2008, participa do Wiener Festwochen e da mostra “Brasil em cena” no Teatro Hebbel am Ufer (HAU DREI) em Berlim. Nesse mesmo ano, o espetáculo esteve em cartaz na Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro, durante os meses de agosto e setembro.


Trabalhos como assistente de direção:

- Diálogos com Molly Bloom, texto de Jose Sanchis Sinisterra a partir do último capítulo de “Ulisses” de James Joyce, atuação de Malu Galli. Direção: Cristina Moura, Andrea Beltrão, Christiane Jatahy, Jose Sanchis Sinisterra e Gilberto Gavronski. Teatro III do CCBB, Teatro Solar de Botafogo e Teatro do Jóckey, julho a setembro de 2007.
- Apropriação, roteiro de Bel Garcia, Marina Vianna, Leonardo Netto e Thierry Tremouroux, direção de Bel Garcia, Espaço Sesc, Rio de Janeiro, novembro e dezembro de 2008.


Indicação ao Prêmio Qualidade Brasil, na categoria melhor atriz de comédia 2005, com o espetáculo “A falta que nos move ou Todas as história são ficção”.

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