Um projeto sobre a utopia. Idéias. Desejos. Sobre o lugar onde estamos e para onde desejamos ir. Memórias e sonhos. Um documento político sobre os dias de hoje. Sobre os movimentos de imigração. Sobre ser estrangeiro ou sobre querer partir, romper – real e ficcionalmente. Sobre fronteiras; culturais, geográficas e humanas. Sobre as utopias. Esse é um projeto criado em camadas. Processos contínuos que se mostram em resultados que se desdobram em novos processos e em novos resultados…
O primeiro exercício sobre esse projeto aconteceu em Londres, no Rio Occupation London, em julho de 2012, quando filmamos 15 casas com a presença de 30 artistas brasileiros.
Em 2013 iniciamos uma nova fase onde o formato e a temática são direcionados para o projeto UTOPIA.DOC. Os encontros filmados acontecem na casa das pessoas. O primeiro passo é a divulgação junto a diferentes comunidades locais sobre o projeto. Quem se interessar nos manda uma carta respondendo a algumas perguntas, tais com:
1) conta um pouco sobre você e sobre a sua história.
2) descreva a sua casa
3) por que você quer abrir a sua casa para alguém desconhecido?
4) qual é a sua utopia?
5) existe algum lugar atualmente no mundo onde você gostaria de estar?
6) descreve um sonho acordado que você tem.
7) e um sonho que você teve enquanto dormia.
Essas cartas são selecionadas e entregues aos participantes dos encontros. Dois ou três dias depois, com uma pequena equipe de filmagem, vamos na casa da pessoa que enviou a carta. Nenhum de nós, até então, visitou a casa ou conheceu essa pessoa. A diferença do que imaginamos quando a carta foi lida e o que de fato será, vai gerar novos olhares e pontos de vistas. É um registro documental e surpreendente. O material captado é editado e mostrado de diferentes formas a cada cidade.
AS RESIDÊNCIAS
Paris – CentQuatre (setembro, 2013)
Durante 3 semanas fizemos uma residência artística no CentQuatre em Paris. Participaram dessa residência; as atrizes e os técnicos que fazem parte do projeto, atores, bailarinos franceses convidados e imigrantes do Congo, Japão, Mali, Irã, Rússia e Argélia. Durante essas três semanas, esse grupo trabalhou junto, trocou experiências e os depoimentos dos imigrantes foram gravados. Em seguida, foram criadas performances a partir desses depoimento. Essas performances foram apresentadas na casa deles e foram filmadas. Esse material é parte da vídeo-instalação UTOPIA.doc
Frankfurt – Feira Internacional do Livro – Mousonturn (outubro de 2013)
O projeto foi divulgado em diferentes comunidades de imigrantes e também de alemães. Dez importantes autores brasileiros presentes na Feira de Frankfurt participaram do projeto. Eles receberam as cartas escreveram um texto inédito em resposta a carta (sobre a utopia) Depois fomos em cada casa com o autor e uma das atrizes do projeto e filmamos esses encontros. Os filmes foram mostrados em uma vídeo instalação em uma sala expositiva no Mousonturn. 5 Telas de projeção cobriram as janelas. Durante a noite, pelos vidros das janelas, as projeções eram ser vistas do lado de fora do prédio.
São Paulo – SESC São Paulo (novembro, 2013)
São Paulo é o centro migratório do Brasil. Trabalhamos com diferentes comunidades incluindo os refugiados de várias partes do mundo recebidos no Brasil. Ao invés de convidarmos artistas para criarem a partir das cartas, foram as pessoas que estão oferecendo as casas que criaram algo em resposta as cartas das outras pessoas e foram umas nas casas das outras.
-
“UTOPIA.DOC”
Criação e Direção CHRISTIANE JATAHY
Com ISABEL TEIXEIRA, JULIA BERNART e STELLA RABELLO
Câmera e Edição PAULO CAMACHO
Desenho dos espaços expositivos MARCELO LIPIANI
Direção de Produção HENRIQUE MARIANO