JULIA
For information in English, please click here.
A próxima temporada de JULIA no Rio de Janeiro será em 2012!
JULIA
A pesquisa da diretora, Christiane Jatahy, desde 1996 é voltada para a exploração de novos territórios cênicos. Primeiro montou espetáculos em espaços não convencionais que propunham novas interações do público com a cena, e a partir de 2003, radicalizou a investigação montando espetáculos que transitavam entre as fronteiras tênues da realidade e da ficção, do ator e do personagem, do aqui e agora e da cena marcada. Sempre com o objetivo de criar uma relação viva e dinâmica com o espectador. Nos últimos anos seu trabalho incluiu a linguagem audiovisual, em peças como; Conjugado com uma vídeo instalação integrada a dramaturgia da cena, Corte Seco, com câmeras de segurança revelando ao vivo o entorno do teatro e dos bastidores, e principalmente, com o filme A Falta que nos move, transposição cinematográfica a partir da peça homônima.
JULIA, adaptação da peça Senhorita Julia de August Strindberg, dá seguimento a pesquisa da diretora, integrando teatro e cinema em cena. Se na Falta que nos move o teatro se transformou em filme. E no (anterior) Corte Seco as estruturas teatrais eram reveladas. Em JULIA o teatro se faz cinema ao vivo e as estruturas cinematográficas são expostas. Com cenas pré-filmadas e cenas filmadas ao vivo, o filme será construído na presença do público a cada dia. Em uma fricção permanente entre teatro e cinema. Entre o clássico e o contemporâneo. Entre o que pode ser visto e o que só pode ser entrevisto na presença real do ator em cena e no enquadramento dos detalhes do cinema.
A adaptação do texto também traz o conflito para o aqui e agora, no dia em que o público assiste a peça, e se pergunta quem são e como se relacionam a Julia e o Jean (Jelson na adaptação) no Brasil de hoje. Se Strindberg colocou uma lupa na relação de dois seres tão distintos e próximos no século XIX, nós colocamos uma câmera; presença e testemunho permanente invadindo e construindo junto com o olhar do público esse encontro atual e urgente.
Para mais informações, entre em contato:
Christiane Jatahy ()