Sobre Kiko Mascarenhas

Kiko Mascarenhas acumula experiências em cinema, publicidade, televisão e – principalmente – teatro. Contabiliza mais de 30 espetáculos teatrais em seu currículo. Começou sua carreira em 1984 na montagem de “Os Meninos da Rua Paulo” com direção de Luís de Lima.

TEATRO

Em teatro destaca: “O Encontro Marcado”, direção de Augusto Boal, “A Megera Domada” e “A Sereiazinha” ambas dirigidas por Miguel Falabella, “Mephisto”, dirigido por José Wilker, “A Paixão de Cristo” dirigido por Marcelo Saback, “Minh’Alma é Imortal” e “A Noite de Todas As Ceias” de Jefferson Miranda, na Cia. Teatro Autônomo, “Pessoas Invisíveis”, dirigido por Paulo de Moraes, da Cia. do Armazém e “A Falta Que Nos Move – ou todas as histórias são ficção” e “Leitor Por Horas” com a Cia. Vértice de Teatro, direção de Christiane Jatahy, “Zoológico de Vidro” (The Glass Menagerie, de Tennessee Williams), dirigido por Ulysses Cruz, entre outras.

Atualmente Kiko pode ser visto nas peças “Cozinha e Dependências” e “Um Dia Como os Outros”, em cartaz no Teatro Poeira, no Rio de Janeiro.

TELEVISÃO

Começou na TV, a convite de Wolf Maia, na novela “A Viagem” – Entre outros, participou de programas como “Você Decide”, “Malhação”, “Sandy e Júnior”, “Xuxa no Mundo da Imaginação” e “Sítio do Pica-pau Amarelo” fazendo o Visconde de Sabugosa. Fez participações nas novelas “Irmãos Coragem”, “Kubanacan” e “Começar de Novo”. Suas aparições mais freqüentes na TV foram em seriados como “Os Normais”, “A Diarista”, “Casos e Acasos”. Em “Separação?!”, dirigido por José Alvarenga, Kiko interpretou o personagem peruano Delavega, criado por Fernanda Young e Alexandre Machado.

Convidado por Maurício Farias, integrou também o elenco da segunda temporada do seriado “Aline”.

Atualmente pode ser visto em “Tapas & Beijos” dirigido por Maurício Farias, ao lado de Andréa Beltrão interpretando o personagem Santo Antônio.

CINEMA

Em cinema, os longas-metragens “Viva Voz”, direção de Paulo Morelli, “Lost Zweig”, dirigido por Sílvio Back, “Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida”, dirigido por Moacyr Góes, “Meu Nome Não é Johnny”, direção de Mauro Lima, “A Falta Que Nos Move”, dirigido por Christiane Jatahy, “Salve Geral” de Sérgio Rezende e “Reis e Ratos”, sob a direção de Mauro Lima.

Atualmente se prepara para o longa “Totalmente Inocentes”, de Rodrigo Bittencourt e produzido por Mariza Leão que será rodado no segundo semestre de 2011.

PREMIAÇÕES

Indicação Prêmio Coca-Cola 1990 por “A Megera Domada”

Prêmio SATED 1990 melhor ator infantil por “A Megera Domada”

Indicação Prêmio Coca-Cola 1990 por “A Sereiazinha”

Prêmio SATED 1991 melhor ator infantil por “A Sereiazinha”

Indicação Prêmio SATED 1993 melhor ator infantil por “A Família Ducão”

Indicação Prêmio Qualidade Brasil 2005 melhor ator comédia por “A Falta Que Nos Move – ou todas as histórias são ficção

Indicação Prêmio Qualidade Brasil 2009 melhor ator drama por “O Zoológico de Vidro”

Indicação Prêmio Extra de TV 2010 melhor ator de seriado por “Separação?!”

Indicação Prêmio Contigo de TV 2011 melhor ator de seriado por “Separação?!”

Como professor, entre 1992 e 1996, ministrou aulas de interpretação e improvisação na Cultura Inglesa, no Rio de Janeiro, coordenando o projeto Drama Club. Produziu e dirigiu mais de 10 espetáculos de encerramento, com os alunos dos cursos regulares do Young Theatre Lab.

Em 2004 Kiko assinou a montagem de “Tistu – o menino do dedo verde”, recebendo por seu trabalho como adaptador e diretor, o reconhecimento de crítica e público.

About